E -Social e Seus Eventos

E-social é um projeto do Governo Federal que pretende, por meio de um sistema informatizado de envio de dados, coletar, armazenar, cruzar e consolidar diferentes plataformas de comunicação (Receita Federal, Previdência Social, Caixa Econômica e Ministério do Trabalho), estabelecendo uma gestão unificada e em tempo real entre empresas e governo. Como premissa básica, o projeto

 E-social é um projeto do Governo Federal que pretende, por meio de um sistema informatizado de envio de dados, coletar, armazenar, cruzar e consolidar diferentes plataformas de comunicação (Receita Federal, Previdência Social, Caixa Econômica e Ministério do Trabalho), estabelecendo uma gestão unificada e em tempo real entre empresas e governo. Como premissa básica, o projeto visa garantir aos trabalhadores o correto cumprimento das ordens trabalhistas e previdenciárias, identificando assim, empresas que não estejam em conformidade com a Lei.

No dia 8 de janeiro de 2018, iniciou a primeira fase da implantação do projeto e-Social, na qual os empregadores com faturamento igual ou superior a R$78 milhões.

As demais empresas que faturam menos que R$78 milhões (excluído os órgãos públicos) deverão iniciar a implantação do e- Social a partir de 01 de julho de 2018.

 

Basicamente, o e-Social são divididos em 3 eventos. Cadastrais, não periódicos e periódicos.

Os eventos Cadastrais “Tabelas” são compostos das seguintes informações:

Já os eventos Não Periódicos “Trabalhistas” são compostos das seguintes Informações:

Por fim, temos os eventos Periódicos “Folhas de Pagamento” e que são compostos das seguintes informações:

Os primeiros eventos a serem implantados são os cadastrais e não periódicos.

Para implantar o e-Social as empresas precisam adaptar muitas de suas informações.

A J Bueno, está à disposição para esclarecimentos e possíveis consultorias.

Fonte:

17/06/2018

Baixar Notícia em PDF

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS: